sábado, 10 de agosto de 2013

Auto-diagnóstico feito por criança

Eu estava no restaurante esperando umas amigas, essa sexta à noite depois do trabalho.
Eu sabia que elas iriam demorar. 

Muito exausta depois de mais uma semana que se foi (sim, eu estou ficando velha), não encontrei energia nem para ler o livro que sempre levo comigo para servir de remédio anti-impaciência de espera. Anti-depressivo também. Anti-solidão também. Tá, acho que já deu pra você entender.

Mas encontrei uma ocupação compatível com este meu momento. Fiquei observando a clientela do local. Eu estava distraída pensando sobre como era a vida do garçom fora dali. Será que ele teria tempo de viver depois do expediente? Não quis dar palpite sobre isso. 

Foi quando a pequena cliente sentada numa cadeira para clientes adultos chamou minha atenção. Ela estava numa mesa cheia de família e ao lado de uma senhora. De repente, ela vira pra essa e, em tom de dengo, fala com a voz e com os braços:

- Vó, o abraço que a senhora me deu foi tão forte, 
  que eu fiquei com dor de barriga!

Achei curioso e me perguntei se eu tinha ouvido certo a parte final da fala dela. Mas foi isso mesmo.
A menininha fez um auto-diagnóstico, identificando com absoluta certeza a causa da dor na sua barriguinha.

Agora tô imaginando a vó levando-a para o médico, e a menina explicando de quem foi a culpa.

Talvez por isso que dizem que os avós "estragam" os netos. Por excesso de afeto. 

Mas acho que não existe excesso de afeto, existe excesso de zelo. Afeto nunca é demais. Faz bem de qualquer jeito.

Um comentário:

nofundodagaveta disse...

Aparentemente "afeto" deriva de "afetar", mas fui buscar significados e é impressionante como as duas palavras tomam dimensões bem contrárias.
"Afetar" aparece sempre com conotação negativa, com o sentido de prejudicar, enquanto que "afeto" herdou o melhor dos significados. Não me parece muito justo! Quem recebe afeto é afetado pelo outro e/ou pelo sentimento que o outro lhe destina, assim como aquele que o doa.

Me parecia mais justo se os dicionários mostrassem, tal como a menininha, que afeto e afetar podem andar juntinhos. Essa sim, seria uma metáfora bem esclarecedora
(e divertida) do significado de afeto/afetar. Talvez o remédio pra dor da barriguinha dela seja exatamente (e contrariamente) o causador do seu "mal". Já você
(e nós, por tabela), ganhou(amos) mais um remédio pra as dores da vida adulta: o afeto do outro que também pode nos afetar.