segunda-feira, 29 de junho de 2009

Gastos e desgostos


É, cidadão, veja a vida como está. Gastos e desgostos; você nem sabe onde está em meio a um mar de números e notas, caindo como âncoras direto da sua planilha no Excel ou da agenda para as profundidades do seu caos financeiro.

E não ouse errar no cálculo: gastos < salário, pois nesse universo de contas a pagar você não pode se desencontrar. É tanta gente necessitando; na fila um menino a implorar “-Não tem 10 centavos não, tio?”, no shopping a mocinha a gastar sem precisar.

Essas coisas são assim, matemática disciplina complicada quando não se resolve os problemas certos na hora certa, no banco certo. Já na canção canta Zeca Baleiro “Vou botar minha’lma à venda”, talvez seja a solução dessa questão.

Nos tempos de colégio era tão fácil encontrar resposta exata na matemática descomplicada; agora o contexto é outro, sem a pitada de imaginação pueril tudo perdeu o gosto e cor, as preocupações não são mais tolas, deixou de ser - com que roupa eu vou? pra ser - com que grana vou bancar nosso bem-estar?

Abandono a calculadora, só por um instante pra respirar e abrandar a velhice precoce a me atormentar.

Nenhum comentário: