quarta-feira, 21 de março de 2012

Sorte, de Coração!

Há dias que encaixei na minha carteira uma frase boba da autoria de um anônimo qualquer. Procurei a parte mais visível da pobrezinha, onde qualquer coisa que seja colocada ali atrai a atenção dos meus olhos assim que abro, mesmo que impacientemente à procura do dinheiro.

Dentro do bolso de plástico transparente fica a face do papel que contém a afirmação virada pra cima. Já as seis dezenas no verso, as quais, se apostadas, poderiam me tornar uma milionária de um dia pro outro, não têm a menor relevância.

É daquele papelzinho enrolado no "Biscoito da Sorte" dos restaurantes chineses ocidentais que estou falando. Sei que pode parecer infantil guardar esse tipo de coisa. Na verdade, eu nunca ficava com coisas do tipo, mas dessa vez achei prudente ficar e reservar num canto só ao alcance da minha visão e conscientização.

Afinal, o que tinha de tão interessante nesse papel, né? Simples: o Biscoito da Sorte sorriu pra mim e sussurrou assim:

- Você tem um coração amável e é bastante admirado.

A primeira imagem que veio à minha mente foi a do desenho de coração torto que me representa no perfil da rede social. Ganhei de presente da filhinha da minha Madrinha. Ela desenhou uma seta no rabisco pra dizer que apontava pra mim. Eu havia ganho o coração da pequena, ganhando também a responsabilidade de compreendê-lo com empatia, mesmo que interpretando errado, no início, algumas formas imperfeitas rabiscadas. Eu me tornava responsável por alimentar com carinho a demonstração de afeto dela. Eu teria que me tornar cada vez mais amável, justamente por já estar sendo amada.

E assim eu travo uma batalha dentro de mim, principalmente nas segundas-feiras ou em outros dias ruins, para que eu permaneça como o Biscoito da Sorte tentou adivinhar sobre mim. Eu procuro ter sempre um coração batendo de jeito amável no peito. Se o dia não é o meu dia, procuro me policiar para não destratar ninguém. Sei que, se eu falhar nisso, vou sentir o coração sufocar com o laço firme de uma corda áspera. Ele vai bater desritmado; vai me tirar de mim.

Se amanhã de manhã eu acordar e perceber que o dia não é meu, faço com que seja o dia do outro, especialmente do próximo. Se com isso serei admirada ou não, não importa, o importante é ser uma pessoa amável, sempre, mesmo que amanhã seja um dos piores dias para minha pessoa.

2 comentários:

ropm disse...

Por coincidência a mais ou menos uns dez anos atrás em Belo horizonte, em um restaurante chinês tirei essa mesma mensagem em um biscoito, e a guardei em minha carteira, hoje, pensando na vida, e arrumando umas coisas minhas achei essa mensagem perdida no cantinho da velha certeira,e assim vim a ter esperanças e animar-me mais. Achei assim seu blog com essa maravilhosa mensagem de ânimo, fazendo meu coração bater mais forte, ficando assim mais esperançoso, esquecendo-me de todos os problemas e vendo que DEUS está ao meu lado nas maiores e piores batalhas da vida...
Obrigado!

Elaine Pacheco disse...

Fico muito feliz que essa mensagem tenha acariciado seu coração. Volte sempre! =) abraço