domingo, 25 de março de 2012

Gentilezas por aí

Eu estava esperando a topic. Chovia muito. Comprei um guarda-chuva da dupla de vendedores ambulantes. Um deles tinha que me dar o troco. Enquanto ele procurava, pressionava no seu pescoço o próprio guarda-chuva que o protegia para não deixá-lo cair. Tomei a atitude de segurar uma das pontas para ajudá-lo. Ele parecia ter bastante flexibilidade e costume de se virar sozinho, mas, mesmo assim, eu só ia me sentir bem se fizesse algo para contribuir. Eu não queria que o guarda- chuva dele caísse e ele precisasse sair correndo atrás.

Então, ele puxou meu troco de algum bolso, me entregou e agradeceu. Respondi agradecendo também. É muito mais gostoso responder um "obrigado!" com um outro "obrigado", melhor do que dizer "de nada!". Não vejo importância alguma na palavra nada, ela é tão carregada de nada.

Feita a compra motivada apenas por necessidade, continuei trabalhando minha paciência de esperar algo chegar, no caso, a topic. Aliás, acho isso um bom exercício de paciência, já que saber esperar é uma espécie de controle da ansiedade que todos nós devemos ter. Acho que é bastante digno conseguir o que se quer por meio da força de vontade, mesclada com generosas doses de paciência.

Continuava chovendo muito, quando a topic parou e abriu as portas para aqueles que estavam exercitando suas paciências. As pessoas subiam meio desajeitadas, como que fugindo de cada pingo de chuva. Percebi e ergui mais ainda o meu guarda-chuva pra poder guardá-los também, além de mim. Não dizem que sempre cabe mais um? Foi o que fiz, deixei que coubesse mais de um debaixo do meu guarda-chuva, porque a fila estava até grande e demorava um pouquinho para alcançarmos a proteção debaixo do teto do veículo. O homem à minha frente se deu conta que tinha um guarda-chuva alheio o protegendo. Olhou pra trás, me agradeceu, e eu respondi, dessa vez não com outro agradecimento, mas com um sorriso de satisfação.

Finalmente, todos subimos. Quando passei a roleta, o homem que me agradeceu já estava acomodado numa das cadeiras da frente. Olhou-me como se eu tivesse feito algo de extraordinário; vai ver ele não tá acostumado com gentilezas nesse tipo de ambiente. Mas eu não acho que isso seja raridade; basta estar atento para notar gente gentil ao nosso redor.

Nunca me esqueço do dia em que quase perco a topic. Eu passei ao estágio de perseguí-la no meio termo do andar apressado e do correr, e um senhorzinho, vendo que eu estava cheia de bolsas, bagagens e sacolas, gritou pela topic por mim. Quase ordenou que o motorista parasse pra eu subir. Eu consegui subir, mas, antes, olhei pra trás e fiz o sinal de legal, como agradecimento pelo gesto de empatia do senhor.

É, gentileza é uma coisa tão bonita, que a gente sempre se surpreende com ela e, principalmente, com quem faz ela acontecer.

Nenhum comentário: