domingo, 20 de novembro de 2011

mini Planetas Musicais

Meu mais novo vício é colecionar discografias completas de artistas pouco conhecidos por mim e, claro, aqueles clássicos que ninguém deve partir dessa para melhor sem antes ouví-los.

Neste sábado pacato peguei meu arquivo de CDs, uma bolsinha sigilosamente escondida no fundo do armário, sufocada por dois travesseiros. (Bem, agora o esconderijo não é mais secreto. Tudo bem, invento outro.) Escondo porque morro de ciúmes! Imagino alguém tocando-a displicentemente e todos meus planetas musicais, redondinhos achatados, prateados e cristalinos como um espelho, caindo no chão e, no fim, feios arranhões irreparáveis. Não, não posso permitir que qualquer um tenha acesso a eles, principalmente meu irmão, que já demonstrou uma vez não ser capaz de devolvê-los exatamente como os encontrou (em perfeito estado).

É isso. Meus Cds, ou melhor, meus mini-planetas musicais são todinhos meus. Seria egoísmo? Não, não; se isso fosse eu faria questão de entupir minhas orelhas com os fones para somente eu flutuar nas ondas de notas harmonicamente combinadas. Ao contrário, ponho entre o volume 20-28 (máximo suportado pelo aparelho lá de casa) para ecoar de todas as divisas da minha casa até as dos vizinhos.

Ah, nem que seja por pura coerção eles (os meus vizinhos) ouvem música de verdade. Não sou cruel, é pelo bem deles. Ora, não são eles que me obrigam a ouvir o barulhento embate entre dois ou mais paredões de forró NADA-PÉ DE SERRA todos os anos, nas festas de fim de ano?! Então! Também tenho direito de fazê-los assimilar o que é de meu apreço.
Fico tão orgulhosa da minha bolsinha protetora desses meus planetas musicais.

Listo, abaixo, o que já tenho na minha adorada coleção. Certeza ser só o começo do infinito que ainda falta tocar no som da minha sala.

- Raul
- Vinícius de Moraes
- João Gilberto
- Tom Jobim
- Elis
- Caetano
- Belchior
- Beatles
- The Mamas & The Papas
- Elvis
- Queen
- Maria Betânia
- Strokes
- Luiz Gonzaga
- Cazuza
- Marcelo Jeneci
- Tiê
- Marisa Monte
- Adriana Calcanhoto
- Los Hermanos
- Rita Lee
- Maria Rita
- Coldplay
- Franz Ferdinand
- Gal Costa
- Djavan
- Zeca Baleiro

Enfim, muitos e diversos. Meu orgulho concentrado numa pilha imensa de CDs.

Este fim de semana, esse orgulho foi tão grande, que quase chegou a transbordar dos olhos, ao ver minha mãe desapegar de sua mania de limpeza e de dizer " - Desliga esse som, menina!" e, ao invés disso, vir me pedir com emoção escancarada: " - Coloca o Gonzagão de novo, filha! Ihuu!" E quando me dei conta, ela já estava tirando meu pai pra dançar. E pra animar ainda mais a festinha, vem o meu irmão, fazendo suas tradicionais palhaçadas, com um chapelão de mexicano. Imagine só, um mexicano nordestino, dançando Luiz Gonzaga.

Nunca estive tão feliz em minha vida. Não haviam brigas, nem preocupações, apenas pé-de-serra nos pés de uma família, a minha família, mais feliz que aquelas de propaganda de Margarina.

Nenhum comentário: