quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Risco alheio: Livro Amarelo - "A História de Hoje"

Encantada com Literatura infanto-juvenil. Realmente a alegria invade até o coração duro e a mente de pouca imaginação de gente que se diz "grande".

História: "Quando 'Menino' era apenas uma palavra" - p. 14-15
De Regina Drummond e Taciana V. Ottowitz:

"Queria preparar uma bagagem, nem que fosse só uma trouxinha para colocar na ponta de uma vara, mas não sabia o que era bagagem, nem trouxa, nem vara, nem quem poderia ajudá-lo a descobrir. Afinal, era para descobrir as coisas que ele estava saindo pelo mundo afora.
Sem pensar mais, "menino" foi andando. Logo, encontrou uma porção de palavras.
Algumas cruzavam com ele, apressadas, outras nem o olhavam, aquelas batiam de frente com ele e nem se desculpavam. Umas estavam sentadas, vendo a vida acontecer. Outras estavam deitadas, totalmente indiferentes ao que acontecia ao seu redor. Havia as que caminhavam sem olhar para os lados, mas havia também aquelas que procuravam conversa com as vizinhas e não paravam de falar.
Que confusão! "Menino" não entendia nada do que as palavras diziam. Ele foi passando por uma imensidão delas, às vezes em longas filas; outras, soltas e desconexas; e ainda havia as que se amontoavam e perdiam de vez o significado que nunca tinham tido...
Algumas palavras eram longas e precisavam de muitas letras para se formar, enquanto outras eram tão curtas que não precisavam mais do que duas letrinhas de nada para se mostrar. E ainda havia as palavras humildes, que abaixavam a cabeça, mesmo sendo enormes; e as arrogantes, que nem se importavam de ser pequenas e olhavam de cima para as outras, como se fossem melhores ou mais interessantes."

Nenhum comentário: